sábado, 12 de novembro de 2011

A impotância da autoestima na construção da carreira.

Autoestima

Autoestima é um sentimento de amor e aceitação por mim mesmo, por todo o meu universo interior que contém aspectos de luz e de sombra.

Mas como é este amor? Onde ele encontra obstáculos ?

Muitas vezes quando me deparo com limitações, fraquezas, aspectos considerados desagradáveis, entra em cena o meu desamor, o desrespeito por mim mesmo. O comportamento compatível então são os maus tratos, a auto violoção, o auto desrespeito. Neste ponto aquele sentimento superficial de autoestima que pensávamos ter e que existe mesmo em algum nível e apenas em determinados aspectos, desce ladeira abaixo e deságua no mar do desamor e do ódio, seja ele explicito ou sutil, nítido ou disfarçado.

A dualidade do ser humano, nos leva basicamente para duas direções aparentemente opostas; a aceitação complacente de aspectos desagradáveis “sou assim mesmo e pronto” e a outra “se tenho isso, se sou assim, não tenho valor nenhum”.

Estes pensamentos são geralmente inconscientes, mas o estrago que fazem é o mesmo. Como podemos aceitar quem somos com objetividade sem cair nem na auto complacência e nem no desrespeito por nós mesmos? Quais são os indicadores do baixo conceito que temos de nós mesmos? O quanto nossos pensamentos comodistas “ah, a vida é assim mesmo” “ah, trabalho é assim mesmo”, “ah, relacionamentos acabam virando isso mesmo” fazem parte do nosso arcabouço de pensamentos que carregam a semente do baixo conceito que temos de nós próprios?
É importante voltarmos o olhar para dentro para começarmos a preencher os "gaps", os lugares onde falta autoestima, os lugares de fragilidade para que possamos brilhar ainda mais, oferecer cada vez mais e de forma mais completa os nossos talentos para o mundo.

Graziela Ramos de Souza Bergamini

Psicóloga e Facilitadora de Grupos de Pathwork
Email: graziela.bergamini@gmail.com
http://pontoconsciente.blogspot.com


Disponível em: http://www.rhportal.com.br/artigos/wmview.php?idc_cad=g4pob0pwm

Um comentário: